A guerra dos navegadores (browsers)

Quais são as boas opções?
O mercado de browsers hoje em dia conta com uma variedade bem maior de softwares para que você possa escolher, então não há porque utilizar um browser ruim.

Firefox
Recentemente foi lançada a versão 2.0 do Firefox, que pode ser baixado gratuitamente no site da Mozilla Foundation.
Um dos melhores recursos do novo Firefox é que ele possui uma protecção anti-phishing embutida em seu sistema. Isso dificulta muito mais a acção de criminosos da web que tentam roubar dados bancários e pessoais através da Internet.
Ele possui também ferramentas de pesquisa dos maiores sites de busca do mundo, incluindo o Google. Sendo assim você nem precisa mais visitar o site de buscas, pode buscar directamente no navegador. E tem mais, se você digitar as palavras-chave directamente no espaço reservado para o endereço, ele automaticamente vai para a página mais relevante encontrada no Google. Com as palavras certas, nem ao menos precisa procurar, basta digitar no endereço.
A navegação com abas continua activa, mas foi melhorada. Agora além de poder abrir diversas abas dentro de uma mesma janela (economizando espaço em sua área de trabalho), cada aba possui um botão de fechar e ao invés de a aba diminuir quando se abrem muitas ao mesmo tempo, o browser mostra uma seta no canto da tela para você ver as abas excedentes (como um sistema de rodagem comum).

O que mais chama a atenção no novo Firefox é o recurso Session Restore (já presente em outros navegadores), que faz com que o Firefox abra a mesma secção que você estava utilizando em caso de quebra do sistema (tanto do browser, quanto do Sistema Operacional e até mesmo do computador). Ou seja, sem mais stress porque todas as 42 abas que você tinha aberto fecharam quando o sistema travou.

Opera
Outro excelente browser é o Opera, que chega hoje à sua versão 9.02 e também pode ser baixado gratuitamente no site do fabricante.

O Opera também possui a navegação por abas, mas o que ele ganha mesmo em relação ao Firefox é que ele possui mais recursos de personalização. ou seja, você pode configurá-lo completamente ao seu gosto.Este browser é ideal para Geeks, já que possui recursos muito mais avançados que a maioria dos usuários comuns não dá importância, como a integração com BitTorrent(para downloads), bloqueador de conteúdo, pré visualização das abas em miniaturas e o incrível “Fast Forward” que, basicamente procura a próxima página mais provável de navegação baseado na página que você já está. Muito útil tanto para quem está navegando a toa quanto para quem está realizando uma pesquisa ou estudo. O Opera possui ainda muitos outros recursos, que você pode ver aqui Falando nisso, uma das características de ambos é que você pode instalar diversos plugins (são como mini-programas com funções extras para o seu browser) e também “skins” (templates visuais que variam desde um estilo que imita o mac os, até estilos totalmente originais, todos feitos por usuários.
Netscape
O terceiro dos mais famosos browsers é o antigo Netscape. Ele já competiu com o Internet Explorer, mas foi arremessado para fora do mercado no famoso caso de processo por monopólio contra a Microsoft. Agora ele está de volta, utilizando a mesma engine do Firefox (o Gecko), o que os torna semelhantes na segurança, mas o Netscape ainda está muito pesado e não conta com vários recursos que poderia ter.
Internet Explorer 6 e 7
O mais famoso dos navegadores é conhecido também pelos especialistas como sendo o pior deles. Com falhas de segurança descobertas dia após dia e o maior índice de erros entre todos os navegadores entre os mais conhecidos, além de ser o browser com a pior aceitação de código css e má interpretação dos códigos html. Em sua nova versão, muitos desses problemas foram corrigidos. Agora ele aceita o CSS 2.0 (codificação responsável pelo posicionamento de elementos no site)que já era aceito pelo firefox e opera há algum tempo. Além disso ele está mais “standard compliant”, o que significa que ele segue mais à risca as regras da W3C. Mas, como sempre, alguns dias após seu lançamento já foi encontrada a primeira brecha de segurança e também uma má notícia para usuários de sistemas antigos: apenas o windows XP oficial aceita a instalação do Internet Explorer 7.
 

1 Response to “A guerra dos navegadores (browsers)”



  1. 1 A guerra dos navegadores (browsers) Trackback em maio 1, 2008 às 10:28 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




maio 2008
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Parceiros

Superbrazuka
Chupa Essa Manga
Matinhos City - Informação e Enteentedimento
(((_HUMORTÍFERO_)))

Dmentes.Com.Br
Rejeitados - Você não está sozinho!



Link



Add to Technorati Favorites

Cartoons Blogs - BlogCatalog Blog Directory
DigNow.org
BlogBlogs
Adicionar esta not�cia no Linkk
Selo Yoomp 80x15 Cinza
visitor stats

Adicione aos Favoritos

mais acessados

  • Nenhum

Blog Stats

  • 186.356 hits

%d blogueiros gostam disto: